segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cadeirantes ensinam a beleza da dança sobre rodas


Cadeirantes ensinam a beleza da dança sobre rodas
As oficinas com o grupo de dança ‘Corpo em Movimento’, que agitaram o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro chegaram ao fim na noite da quarta-feira passada (24). Com o objetivo de mostrar que a dança pode servir como forma de integração social para os deficientes físicos, eles fizeram parte da programação do 3º Festival de Dança do Amazonas.
Uma das ideias da oficina é formar multiplicadores, que não precisam ter formação acadêmica na área de dança. A coordenadora do grupo, Paula Costa, juntamente com o coreógrafo assistente, Glauco Araújo, e os dançarinos Wellington Santos, 33, e Vanessa Abreu, 23, passaram 3 dias na capital amazonense mostrando e dando dicas de como lidar com dançarinos que possuem alguma deficiência física.
De acordo com o coreógrafo Glauco, para a prática da dança com deficientes é fundamental que haja o acompanhamento de um fisioterapeuta. “Tudo o que nós fazemos necessita do acompanhamento de um especialista, porque o deficiente possui suas limitações e é preciso saber se um movimento não vai prejudicá-lo”, destacou.
Sem dúvidas, os protagonistas do evento foram Wellington e Vanessa, que mostraram que é possível fazer um espetáculo em cima da cadeira de rodas tão bonito quanto qualquer outro. “Eu comecei a dançar aos 12 anos e a dança me mostrou novos horizontes. Mesmo eu estando em uma cadeira de rodas hoje eu sei que eu posso dançar, conhecer lugares diferentes e possuir uma auto-estima como qualquer mulher”, declarou Vanessa que está no grupo há 11 anos.
Assim como Vanessa, o dançarino Wellington encontrou na dança uma forma de se superar. “Eu tento mostrar pra quem está dentro de casa que tudo é possível”, fala o dançarino. Há 10 anos no grupo, ele reconhece que tudo o que conseguiu na dança foi com muito esforço e que não consegue mais se imaginar fora da categoria.
Quanto ao estilo de dança, o coreógrafo faz questão de ressaltar que se trata de um grupo eclético, que vai do contemporâneo ao samba.
Corpo em Movimento
O Grupo de Dança Corpo em Movimento foi criado em 1998, na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), Rio de Janeiro. Na formação inicial do grupo, o renomado bailarino Carlinhos de Jesus aliou-se aos dançarinos e desenvolveu uma série de coreografias com os dançarinos com deficiência e com os andantes.
Nestes sete anos de estrada, o grupo Corpo em Movimento já fez mais de 500 apresentações no Brasil e no mundo. As coreografias são ecléticas. Do Contemporâneo, passando pelo Tango, Valsa, Jive, Forró, Capoeira, Funk, Axé, e Samba.
Atualmente, o grupo mantém parceria com Carlinhos de Jesus e tem como madrinha e incentivadora a ex-globeleza Valéria Valenssa. O grupo já participou de dezenas de mostras de danças e da abertura de grandes eventos, como os Jogos Paradesportivos e as Parolimpíadas.
Postado originalmente em: D24am
instituto superar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog