domingo, 4 de setembro de 2011

São José: Blitz visa reforçar o respeito às vagas para idosos e deficientes





Os motoristas recebem um folheto que explica como o espaço é sinalizado
Respeitar os direitos de idosos e portadores de deficiência é um dever que nem sempre é cumprido. Para mudar esse cenário, uma blitz está percorrendo as ruas de São José dos Campos. O objetivo é chamar a atenção dos motoristas para as vagas especiais.

Idosos e pessoas com deficiência já conquistaram o direito a vagas para estacionamento nas ruas e estabelecimentos comerciais. Só falta agora ganharem o respeito dos motoristas. É justamente o que pede a blitz nos semáforos de São José dos Campos.

Rosana Celicani, que tem uma prótese na perna, faz questão de participar. “Antes eu tinha muita dificuldade de encontrar uma vaga, hoje já está melhor. É importante que todo mundo tenha essa consciência, porque qualquer pessoa pode ficar deficiente,” conta a nadadora.

A campanha é promovida pela prefeitura, OAB e Câmara Municipal. “Estamos numa campanha cultural, para orientar as pessoas e lembrá-las que precisam deixar essa vaga reservada para pessoa com deficiência e para o idoso,” explica o Assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luiz Antônio Angelo.
Os motoristas recebem um folheto que explica como o espaço é sinalizado. De acordo com a legislação municipal, 5% das vagas demarcadas devem ser destinadas para idosos e 3% para deficientes.

Apesar da iniciativa da prefeitura, pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para acessar prédios públicos. Em alguns faltam vagas especiais.

Na Unidade de Especialidades em Saúde, da prefeitura, só há estacionamento para funcionários. Nenhuma vaga é para idoso ou deficiente. O mesmo acontece no posto de atendimento ao trabalhador.

“Especificamente no centro de especialidade, é um local difícil, central. Estamos prevendo a saída do centro de especialidades deste local, estamos cogitando a galeria Pedro Hachid, onde teremos espaços adequados. Em relação ao PAT, ele é estadual, e realmente tem algum problema de acessibilidade. O que for da parte municipal, estamos cuidando de transferir e adequar,” afirma o Assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência .

Sobre a falta de vagas especiais no PAT, a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho informou que o local é uma parceria entre o estado e a prefeitura. Por isso, a Secretaria afirma que vai procurar o governo municipal nesta segunda-feira (05), para instalar o estacionamento especial

FONTE : VNEWS.COM.BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog