GGB promove dia de vacinação para hepatites virais no Pelourinho
Ação tem como foco LGBT, porém qualquer pessoa pode receber a vacina para hepatite B
DO BAHIA TODO DIA | 04/09/2011 | 13h43
A mobilização do Grupo Gay da Bahia (GGB) para a 10ª Parada Gay da Bahia começa nesta semana com uma campanha de vacinação contra hepatites virais. A atividade acontece na sede da entidade no Pelourinho nesta segunda (5), em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
O público alvo da campanha é a população LGBT, porém qualquer pessoa poderá se vacinar. Profissionais de saúde estarão na sede da entidade aplicando os doses. A vacina para a hepatite B faz parte da oferta dos serviços públicos de saúde no Brasil, diferente da hepatite A que não faz parte do calendário devacinação e a Hepatite C que ainda não tem vacina o que reforça a necessidade de um controle adequado da cadeia de transmissão no domicílio e na comunidade, bem como entre grupos vulneráveis, por meio de políticas de redução de danos.
No domingo (11), dia da 10ª Parada Gay da Bahia, o GGB promove ação de promoção a saúde quando um posto para testagem rápida para HIV estará disponível no Campo Grande para quem quiser fazer o teste do Fique Sabendo.
Epidemia silenciosa
As hepatites são consideradas uma epidemia silenciosa e um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São doenças que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. De acordo com os serviços de saúde na Bahia, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda outrosvírus que são o D e E mais raros no Brasil e freqüente na Ásia e na África.
Atualmente, existem vacinas para a prevenção das hepatites A e B. O Ministério da Saúde oferece vacina contra a hepatite B nos postos de saúde do SUS e contra a hepatite A nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário