Hoje quero abordar um tema que afeta a maioria da grande população mundial. Um problema que depois de adquirido não existe cura, mas existem bons métodos para controlar esta companhia indesejada e ainda desfrutar de uma vida saudável.
Você sabe o que é pressão arterial?
Pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes internas dos vasos sanguíneos. Essa pressão é dada pelo ciclo cardíaco. Um ciclo compreende todos os acontecimentos entre um batimento e outro. Cada batimento ou ruído está composto por uma fase, que pode ser: Sístole quando o coração expulsa o sangue oxigenado e a Diástole quando o coração recebe sangue pobre em oxigênio e rica em dióxido de carbono.
Como é feita a aferição desta pressão? E como saber se sofro de HTA?
Isso é muito importante, saber como aferir e como podemos constatar se somos ou não portadores de uma Hipertensão Arterial (HTA).
Primeiramente devemos contar com o auxílio de um profissional da área de saúde (enfermeiro, médico, farmacêutico…) enfim, alguém que saiba aferir esta pressão através de um equipamento chamado esfigmomanômetro ou popularmente conhecido como aparelho de pressão.
É muito importante este conhecimento do profissional para que ele possa te indicar com precisão os valores aferidos e faça um controle adequado onde serão reportados a um profissional médico que em base a outros exames e elementos presentes possa detectar se você sofre ou não de uma HTA.
Primeiramente, no Brasil temos um erro enorme ao tratar de mencionar as cifras corretamente. Este aparelho conta com um sistema de mercúrio para através da compressão de algumas artérias importantes do corpo, possamos determinar a pressão de nosso paciente. Digamos que se entenderia como uma pressão normal, cifras de 120/80mmHg (milímetros de mercúrio) que erroneamente é informada 12/8. O valor de 120 refere-se a pressão Sistólica (momento em que o sangue oxigenado é enviado a nivel de sistema) e 80 a pressão Diastólica (momento em que o coração recebe sangue venoso). Esses valores podem variar de pessoa para pessoa por vários motivos. Um deles é pelo exercício físico, por isso é recomendável que o paciente espere pelo menos 10 minutos após chegar ao Centro de Atendimento para aferir sua pressão. Se este paciente veio caminhando, seguramente devido ao trabalho muscular, os músculos exigirão uma demanda de sangue maior para suprir suas necessidades fisiológicas e conseqüentemente teremos uma elevação dos níveis de pressão devido ao aumento dos batimentos cardíacos.
Outros fatores também que influenciariam na variância destes valores seriam o nível de stress de cada indivíduo, sobrepeso, diabetes e altos níveis de colesterol, portanto se em uma primeira aferição o profissional de saúde reportar a você valores de 140/90mmHg não podemos julgar, nem ficar apreensivos que somos portadores de uma HTA. O ideal é fazer um acompanhamento de pelo menos 30 dias com no mínimo três tomas semanais para comparar e analisar os valores e reportar estes dados a seu médico.
Sou portador de HTA, e agora? O que faço?
O primeiro passo é manter a calma, um portador de HTA se descoberto nas fases iniciais consegue reverter o quadro, entre as recomendações estão: praticar exercícios, baixar de peso, evitar comidas gordurosas e principalmente ÁLCOOL, CIGARRO e produtos industrializado ou que contenham fermento.
Qualquer produto industrializado ou fermentado?
Sim, graças a um estudo recente foi descoberto uma relação muito grande da tiramina e dos nitratos presentes nestes alimentos (conservas, enlatados, mortadelas, salsichas e etc.) que elevam bruscamente os níveis de pressão devido a serem substancias que estimulam a vasoconstricção (processo de endurecimento das artérias).
Deve-se evitar o consumo de cerveja, não tanto pelo fator Álcool que também tem uma resposta ativa muito forte sobre a HTA, mas sim com uma atenção redobrada sobre a fermentação presente no processo de industrialização que apresenta altos níveis de tiramina e que elevam de forma brusca as cifras de pressão arterial. Então tudo que vai fermento não posso consumir? Queijo, Cerveja, Pão, Bolo e etc.? A resposta também é sim. Para que seja possível um controle adequado da pressão arterial devemos sim abrir mão de alguns costumes e dedicar-nos a uma vida mais saudável de frutas, verduras que são essenciais para nossa dieta e que muitas vezes nem damos a devida atenção, e devido a este descuido podemos sofrer no futuro com este problema.
Então eu não posso tomar meu café pela manhã?
Boa pergunta não? rs…
O problema é que nós brasileiros temos um hábito muito errado, algo cultural podemos dizer porque o erro já começa pelo nome dado ao período da primeira refeição… rsrsr… em outros países de colonização espanhola por exemplo não se fala em café da manhã se fala em Desayuno, ou seja não existe a necessidade de vincularmos a cafeina, o pão quentinho e etc… O que você acha de mudar este costume para um suco de laranja, fatias de mamão, uma maçã, banana… Devemos mudar nosso estilo de vida se buscamos ter uma vida saudável e tudo isso é apenas uma questão de adaptação. A questão é que como aprendemos errado desde criança, persistimos no erro e isso vai refletir lá na frente, sabe como?
O problema é que nós brasileiros temos um hábito muito errado, algo cultural podemos dizer porque o erro já começa pelo nome dado ao período da primeira refeição… rsrsr… em outros países de colonização espanhola por exemplo não se fala em café da manhã se fala em Desayuno, ou seja não existe a necessidade de vincularmos a cafeina, o pão quentinho e etc… O que você acha de mudar este costume para um suco de laranja, fatias de mamão, uma maçã, banana… Devemos mudar nosso estilo de vida se buscamos ter uma vida saudável e tudo isso é apenas uma questão de adaptação. A questão é que como aprendemos errado desde criança, persistimos no erro e isso vai refletir lá na frente, sabe como?
Existe já por caráter fisiológico (com o avanço da idade) um endurecimento normal das artérias de nosso corpo, devido ao envelhecimento de muitas células endoteliais, por tanto é importante levar uma vida saudável para que esta afecção seja mínima com a chegada da terceira idade e não nos cause um problema tão sério.
Além disso, deve-se cuidar muito também com os níveis de Sal e com produtos que contem sódio como refrigerantes e especialmente a Coca-Cola. Não deixe levar-se pelo excelente marketing do produto.
As recomendações são de tomar muito líquido, usufruir da grande variedade de frutas e verduras que são abundantes em nosso país e fugir um pouco das comidas rápidas ou hipercalóricas e praticar atividades físicas: caminhadas, natação, ciclismo entre outras.
Cuidado com as crises hipertensivas.
Dores de cabeça muito fortes, tontura, fadiga e tremores de membros podem ser um aviso para muitas complicações posteriores como AVC (acidente vascular cerebral, aneurismas e etc.).
Tratando os sintomas e trabalhando uma dieta saudável é possível controlar e viver muito bem com este companheiro indesejado chamado Hipertensão Arterial.
Espero ter ajudado um pouco mais na informação que já é bem extensa na internet e estou aberto para esclarecer dúvidas dos leitores.
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário