sábado, 3 de dezembro de 2011

Ato valoriza pessoas com deficiência

mobilizacaodeficientes
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, foi lembrado em Camaçari com uma caminhada, nesta terça-feira (29/11). O tema da atividade foi Acessibilidade, garantia de direitos.
A caminhada iniciou na praça Desembargador Montenegro e teve como objetivo conscientizar a população acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência.
Na ocasião, a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, ressaltou que o governo de Camaçari prioriza as ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A Sedes conta com a Gerência e o Conselho da Pessoa com Deficiência”, lembrou a secretária.
Moradora de Camaçari, a cadeirante Rosileide da Silva acredita que participar da caminhada  é um ato de cidadania.
De acordo com o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Camaçari, Elton Brito, a caminhada é uma forma de homenagear todas as pessoas com deficiência de Camaçari.
Cerca de 200 pessoas participaram da atividade, entre elas alunos do CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança), Associação Pestalozzi, APAE, ADVC (Associação dos Deficientes Visuais), ARCT (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados), CEI (Centro de Educação Inclusiva), ACAD (Associação Camaçariense de Atletas com Deficiência) e a ADC (Associação de Diabetes de Camaçari).
O evento contou com o apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes) e do Centro de Equoterapia Nosso Lar.
INICIATIVAS
Desde 2005, a administração municipal realiza diversos projetos de atendimento aos portadores de deficiência. Em agosto desse ano, a Prefeitura entregou 14 cadeiras de rodas motorizadas aos cadeirantes do Município, com o intuito de facilitar a locomoção. Ano passado foi criado o Conselho da Pessoa com Deficiência de Camaçari.
Além disso, Camaçari é uma das poucas cidades do país a contar com semáforos inteligentes, que disparam sinais sonoros para alertar as pessoas com deficiência visual. Os equipamentos públicos ainda possuem piso táctil.
Outra importante iniciativa da administração municipal foi a criação do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que conta com o Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física), Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e o Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme).
No Cempre são atendidas pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog