
O que é?
Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), por deficiência mental entende-se o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação, cuidados pessoais, competências domésticas, habilidades sociais, utilização de recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho.
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O aluno com deficiência mental tem dificuldade de construir conhecimento como os demais e de demonstrar sua capacidade cognitiva, principalmente nas escolas que mantêm um modelo conservador de ensino e uma gestão autoritária e centralizadora. Essas escolas apenas acentuam a deficiência, aumentam a inibição, reforçam os sintomas existentes e agravam as dificuldades do aluno com deficiência mental.
O aluno com deficiência mental que tem uma maneira própria de lidar com o saber, que não corresponde o que a escola preconiza. Na verdade, não corresponde ao esperado pela escola pode acontecer com todo e qualquer aluno, mas os alunos com DM (deficiência mental) denunciam a impossibilidade de a escola atingir esse objetivo, de forma tácita.
Atenção!
DEFICIÊNCIA MENTAL NÃO É DOENÇA MENTAL.
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