sábado, 17 de dezembro de 2011

O segredo da felicidade no casamento Casados e felizes!

Thinkstock

Por Sandra Maia | Amor e outras coisas


O segredo da felicidade no casamento


Contra todas as estatísticas, esta semana recebi alguns depoimentos de casais felizes.
Jovens, entre 25 e 35 anos, todos estavam embarcando na viagem do primeiro filho.
E, posso garantir a vocês que fizeram tudo planejado e com muito amor. Estão comprometidos, entendem que muita coisa mudou, mas, ao mesmo tempo,  percebem que foi para melhor.
Sentem-se amadurecidos. Amam a possiblidade de cuidar dos filhos. Aliás, alguns deles já eram pais, com filhos entre 1 e 3 anos. Estavam totalmente maravilhados com a perspectiva de ver as crianças crescerem.
Então, fica aqui o convite à reflexão. Qual a receita desses casais? Qual a receita da felicidade? O que vai além do amor, do comprometimento, do respeito, do cuidado, da renúncia, da concessão, o que vai além e faz com que relações saudáveis possam perdurar contra tudo o que nos dizem as pesquisas?
Essa semana mesmo, li um artigo de Luc Ferry, no qual ele comenta resultados de pesquisa divulgada em países europeus que aponta que 60% dos casamentos europeus terminam em divórcio.
Agora que não precisamos mais viver e escolher por conveniência e podemos sim escolher por amor, o que acontece que, ao longo da relação, deixamos de lado o amor, a escolha, o outro, o que nos fez apaixonar e nos separamos? O que acontece conosco? Com o outro, com o meio em que vivemos?
O que acontece?
Hoje, quero falar do que é possível. É possível fazer uma relação perdurar. É possível apostar no amor — embora isso não seja fácil.
E, como indagado acima, não há receita certa, há sim o que serve para um ou outro casal.
Conversando com esses jovens, fica claro que cada um tem um caminho. Um ponto me pareceu, no entanto, comum a todos — a conversa, o diálogo, o planejamento.
Eles falam de futuro. Eles falam do que vai ser. Eles falam do que querem e não querem. Do que gostam e não gostam. De como se sentem com relação a determinada atitude do outro ou à sua. Falam de sentimentos, falam com o coração, são mais preocupados em construir do que em abrir mão. Compreendem que o amor se transforma. Que a paixão dá lugar a um querer bem, a uma vontade de permanecer conectado ao outro. Compreendem que há diferentes formas de amar, diferentes daquela propagadas no FELIZES PARA SEMPRE.
Compreendem que felicidade se constrói aqui, agora, hoje, nesse momento. Entendem que a vida a dois é construída a dois. Logo, doam-se e recebem na mesma proporção. Percebem que, quando param para discutir a relação, esse é um momento mágico.
Mágico para acertar o que vai ser, como vai ser, quando vai ser.
Enfim, essas relações são feitas à base de troca. E, isso faz toda a diferença, quando a questão é amor. Pense a respeito e nos envie a sua receita de amor.
Até a semana!
Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.
Dúvidas sobre relacionamentos? Envie para s2maia@yahoo.com.br que elas poderão ser comentadas aqui no blog
Mais informações sobre a autora no www.sandramaia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog