sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Preconceito é uma doença


Caros leitores(as), confesso a vocês que estou a quase dois dias tentando achar um tema especifico, para escrever e postar aqui no blog. Tenho lido vários colunistas, matérias de jornal, blogs e realmente estou com uma dificuldade imensa de achar algo, que poderia vir chamar a atenção de vocês.
Um tema que está esquentando a minha cabeça, e que é um tema, que creio eu, deve ter ficado velho na cabeça de todo mundo.  É o famigerado preconceito.
Todos nós sabemos que ele existe. Existe, contra os negros, contra as mulheres, contra os homossexuais, contra os políticos, contra os garis e principalmente contra nós pessoas com deficiência.
Sabemos também que é preciso combatê-lo, seja através de formação, debate e informação, ou através de denuncias as autoridades competentes. Pois o preconceito e a discriminação, a cada dia que passa, graças a Deus, vêm se tornando um crime odioso em nosso país.
No entanto, percebo que por mais que a gente explique, debata e gasta o nosso tão limitado vocabulário, sobre este assunto, parece que as manifestações de preconceito estão a cada dia que passa, surgindo mais e mais.
São coisas que a primeira vista, parecem banais aos nossos olhos e que ao olharmos superficialmente, ficaríamos até irritados, se fossemos repreendidos cometendo tais atos.
É o humor bestial e vazio da MTV, ao criar um programa imbecil intitulado ¨casa dos Autistas¨ sem ao menos se preocupar em saber, o que é de fato o autismo e quais as limitações que está síndrome, trás de fato as pessoas que a possuem.
É a brutalidade de um motoqueiro curitibano sem noção e grosso, que estaciona sua moto entre duas vagas preferenciais para pessoas com deficiência, e ao ser abordado por um usuária da vaga, ainda tem coragem de dizer que ela está errada e que está usando de sua deficiência, para se promover e que chega ao ponto de querer agredi-la, para impor a sua razão.
É o gerente de um restaurante em São Paulo, que sem olhar, expulsa uma criança, filha adotiva de um casal de espanhóis, por achar de forma racista que pelo fato de ela ser negra, ela seria uma criança de rua. E que após ser brutalmente (e com razão), interpelado pelos pais da criança, ainda diz orgulhoso de seu racismo ¨se não gostou, procura outro estabelecimento pra comer¨.
Ou o policial londrinense, arrogante e despreparado com ¨complexo de otoridade¨ que prende sem nenhuma justificativa, um professor negro, por achar do alto de sua arrogância de ¨otoridade¨ que ele poderia olhar a sua valiosa senha do cartão e roubar o seu dinheiro.
Enfim, são coisas que acontecem aos nossos olhos e nós achamos que está tudo bem, que tudo é passível de negociação, que foi tudo um mal entendido. Que está conversa de racismo, discriminação, luta entre classes é conversa eleitoreira do PT, que está ultrapassada, que na democracia moderna não há lugar para este tipo de manifestação, enfim, que estamos no séc. XXI, num mundo de civilização avançada. Ledo engano.
Diziam antigamente que doenças, como os cânceres e a AIDS, nunca teriam cura e que elas seriam as protagonistas da destruição da humanidade.  Hoje vários tipos de câncer,  que podem ser tratados e curados, se descobertos a tempo. Já a AIDS ainda não tem cura, mais se for descoberta a tempo e o paciente seguir o tratamento de forma correta, ela (a AIDS), pode ser considerada nos dias atuais como uma doença crônica, assim como, o diabético ou o renal crônico.
Já o preconceito eu tenho as minhas duvidas, pois ele não é meramente uma característica da personalidade do individuo, ele tem se mostrado como uma doença genética, algo que está dentro da alma e do coração, é algo que vem de dentro, é uma coisa incontrolável que nem os remédios controlados mais poderosos do mundo, conseguem dar jeito.
E a má noticia é que todos nós somos portadores dessa doença, e a única coisa que podemos fazer é aprender através da convivência com a diversidade, através do amor, do aprendizado com a realidade, que poderemos controlar este mau que temos dentro da gente. E estarmos atentos a qualquer sintoma, pois o preconceito é uma doença tão poderosa e tão eficaz, que age de forma silenciosa, que quando a gente percebe, já é tarde, pois já se manifestou e causou estragos, tanto a nós mesmos, como aos nossos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog