segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

São Manuel ,empresa textil tradicional demite mais de 200 funcionários.



Tecelagem demite 208 no interior de SP.Empresa de São Manuel alega concorrência da China para fechar e vai pagar indenizações em 12 parcelas

PRESIDENTE PRUDENTE - Um total de 208 trabalhadores foram demitidos pela Têxtil Itatiba em São Manuel, no interior paulista, e novas dispensas estão previstas para os próximos dias, quando deverão perder o emprego os últimos 380 funcionários

Eles receberão os direitos trabalhistas em 12 parcelas. Foi a terceira demissão em massa em menos de um ano. A fábrica, que chegou a ter quase mil trabalhadores, deverá ser fechada e se transferir para Pedro Leopoldo (MG), segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Manuel.

A tecelagem pertencia ao grupo Vicunha e também tem fábricas em Minas Gerais. Foi comprada em 2009 pelo grupo Franco Matos, com sede em Itatiba (SP). A empresa, que fechou a malharia de São Manuel no fim de 2011, estaria com dificuldades financeiras por causa da concorrência das confecções chinesas.

A proposta da Têxtil Itatiba de pagar os direitos trabalhistas em 24 parcelas foi recusada pelos demitidos. Depois de uma reunião entre trabalhadores, representantes do sindicato da categoria e diretores da tecelagem, foi feito um acordo. Os empregados receberão o dinheiro em 12 meses. Nem todos gostaram da proposta. "É muito tempo para eu receber apenas uns R$ 2 mil de direitos, quanto vou receber por mês", reclama Aline Fernanda Policarpo, de 19 anos, demitida depois de trabalhar um ano ganhando salário de R$ 900,00.


Mãe de um filho de dois anos, ela não descarta mudar para outra cidade. "É difícil achar emprego aqui (São Manuel), vou levar meu currículo para Botucatu, não tenho o que fazer aqui, não posso dar do bom e do melhor para o meu filho, mas preciso dar o básico", afirma.

Para falar sobre as demissões, a crise financeira e a possível mudança, o Estado entrou em contato com a sede da Têxtil Itatiba, em Itatiba.

"Por enquanto, a diretoria não vai se pronunciar, é tudo muito recente", limitou-se a informar uma funcionária do Departamento de Recursos Humanos, que pediu anonimato

FONTE; Sandro Villar, especial para O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog