terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Saúde alerta sobre cuidados com os olhos durante o verão

Excesso de cloro em piscinas e filtro solar são os principais causadores de alergias oculares
A Secretaria da Saúde faz um alerta sobre os cuidados que a população deve ter para evitar irritações, alergias e outros problemas com os olhos durante o período mais quente do ano. A exposição dos olhos à luz solar, água do mar e piscinas pode ser prejudicial à visão, e por isso algumas precauções são necessárias.
De acordo com a oftalmologista Stefânia Danca, do Ambulatório de Especialidades Várzea do Carmo, unidade da Secretaria no Glicério, região central da capital, os raios ultravioleta, transmitidos pelo sol, podem causar grandes danos à visão, pois queimam tanto a parte externa dos olhos quanto a interna. "A melhor maneira de proteger os olhos do sol é usando chapéus e óculos escuros", afirma a oftalmologista.
Nesta época do ano também é muito comum o aparecimento de alergias e irritações na região dos olhos, principalmente por conta do cloro presente na água das piscinas e do contato com cremes pós-sol e filtros solares, que deve ser evitado ser usado muito perto dessa área.
"O excesso de cloro na água da piscina, além de causar reação alérgica, gera uma grande irritação e vermelhidão na região dos olhos, pois o cloro presente na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Logo que a pessoa sair da água da mar, piscina ou lago, é importante lavar bem o rosto, principalmente os olhos", explica Stefânia. Em caso de alergia leve, deve ser usado somente um colírio lubrificante ou "lágrima artificial", para lubrificar os olhos. Os demais colírios só podem ser utilizados mediante prescrição médica.

É recomendado também que quando uma pessoa suspeitar de alergia nos olhos, se afaste o mais rápido possível do produto que pode ter causado a reação e lavar bem o local atingido. Se o efeito não passar, a orientação é procurar um médico imediatamente, pois pode ser necessária a prescrição de antialérgicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog