segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

'Por que não consigo um namorado?'

Thinkstock

Por Sandra Maia | Amor e outras coisas – 5 horas atrás



'Por que não consigo um namorado?'



"Sou solteira, tenho 29 anos e moro atualmente em Porto Alegre, em razão do meu trabalho. Toda a minha família é de São Paulo. Sou do tipo romântica que acredita em príncipe encantado. Sonhadora, perfeccionista e bem-sucedida profissionalmente. No quesito amor, entretanto, não tive sorte. Sinto-me frustrada. Os poucos namorados que tive não vingaram. E, o pior, agora virei alvo de homens casados. Quero dizer, mal casados. Eles vivem no meu encalço para uma aventura extraconjugal. Preciso entender por que continuo a atrair esse tipo de homem e por que não consigo uma relação saudável, duradoura, perene".
Luciana, a resposta para você começa com a mudança da pergunta. Primeiro, o que faz, consciente ou inconscientemente, com que você atraia esse tipo de homem "errado" e não o tipo "certo"? O que a faz acreditar em príncipe encantado? O que a faz permanecer frustrada? O que a faz permanecer só quando seu desejo é encontrar um par?
Lendo seu e-mail, dá para ter algumas pistas. Sonhadora: ok, é bom mesmo sonhar, projetar, planejar uma vida. Mas isso não pode ser igual a viver fora da realidade. Não pode ser igual a imaginar, ou melhor, idealizar o outro, porque ninguém, ninguém caberá na "roupa do personagem". Depois vem a questão do romantismo... Romances são lindos nos livros, no cinema, nas novelas. Na vida real, tudo é diferente. Relações saudáveis são construídas a dois, e dois que consigam manter um pé na realidade e outro no sonho. Então, quando estamos assim, muito românticos ou nada românticos, não ajudamos muito. É preciso haver um balanço entre uma coisa e outra.
Em relação a seu sucesso profissional, eu imagino que isso deva vir junto com uma série de características pessoais, entre elas força, coragem, determinação, disciplina, ambição, foco, etc, que muitos adorariam possuir.
Então por que não trazer para sua vida sentimental algumas dessas características que te dão tanto sucesso?  Por que não focar no que quer e espera de um relacionamento amoroso?
Fica aqui meu convite. Pare de se frustrar. Pare de se vitimizar e de pensar que você é a única na face da Terra nessa situação. Para de imaginar que não tem sorte ou não é feliz. Pare de pensar que não, com você nada dá certo.
Depois, mãos à obra!
Pode ser que, para os potenciais namorados, você esteja forte demais e, para os problemáticos, forte demais também. O que quer dizer que um foge e o outro, bem, o outro adora... E, nesse caso, vale a busca pelo equilíbrio. A busca pelo feminino. As características que encantam o sexo oposto e nos fazem ser exatamente quem somos, adoráveis, únicas, possíveis.
Por isso, que tal iniciar um trabalho de autoconhecimento para saber exatamente onde, quando, como e por que você afasta seus "namorados"? Onde, como e por que atrai homens-problema? Que tal colocar determinação, disciplina, força  nesse processo? Tudo o que você coloca em seus projetos empresariais?
É a partir desse conhecer-se que conseguimos aprender a lidar com nossas limitações e também com nossas forças. É a partir daí que conseguimos melhorar nossa autoestima e gostar de nós mesmos. Afinal, para abrir espaço para amar o outro é preciso amar a si mesma. Encontrar-se, para então encontrar o outro.
Espero que essa resposta a ajude e que, se puder, faça algo por você. Esse é o caminho mais curto para possíveis encontros de amor.
Sandra Maia é autora dos livros Eu Faço Tudo por Você — Histórias e Relacionamentos Codependentes, Você Está Disponível? Um Caminho para o Amor Pleno e Coisas do Amor.
Dúvidas sobre relacionamentos? Envie para s2maia@yahoo.com.br que elas poderão ser comentadas aqui no blog
Mais informações sobre a autora no www.sandramaia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog