quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ser cadeirante e mãe


      
       A maioria das pessoas acha que cadeirantes não tem vida sexual ativa e que tão pouco poderiam ser mães. Além do tabu sobre a sexualidade das pessoas portadoras de deficiência física, existe o desconhecimento sobre a capacidade dessas mulheres de gerar e criar. Mas elas podem. O portador de deficiência pode levar uma vida sexual ativa e a maior parte deles deseja construir uma família. 
       A gravidez pode trazer alguns riscos para as cadeirantes como: trombose, infecção urinária, escaras (feridas na pele causadas pela pressão do corpo imóvel), aumento de peso, complicações respiratórias, espasmos musculares e até hiper-reflexia autonômica – um aumento severo dos estímulos do sistema nervoso que pode causar hipertensão e sudorese. Embora haja riscos de complicações relacionados à gestação, você pode reduzi-lo e administrá-los com cuidados de um pré natal adequado e um planejamento apropriado.
     As cadeirantes precisam estar conscientes de que o sonho da maternidade é possível, mas as limitações de locomoção estarão sempre presentes. Tanto a grávida como a mãe cadeirante vão precisar de apoio adicional. Um dos principais problemas na gravidez das deficientes é a falta de informação dos profissionais de saúde.
     Uma iniciativa inédita deverá acontecer em um hospital publico em São Paulo: o primeiro serviço de atendimento à saúde da mulher com deficiência. O projeto piloto deverá começar em março no Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha e deverá ser expandido para outros hospitais da rede municipal paulista ainda esse ano. A maternidade já recebeu dez camas especiais para exames ginecológicos, um mamógrafo para que as gestantes façam exames sem sair da cadeira de rodas e uma espécie de guindaste para transferi-la da cadeira para a cama. Os funcionários da saúde do hospital (médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos) deverão passar neste mês por um treinamento.

      Essa mulher não é diferente das outras. Muitas vezes, as limitações estão mais presentes na cabeça das pessoas.





       Sugestão de livro - Mother to be: a guide to pregnancy abd birth for women with disabilities (editora Demos, 1991) da americana Judith Rodgers. Algo como Gestante: um guia para a gravidez e o parto de mulheres com deficiência.
        A pesquisa Pregnancy for women with spinal cord injury ( Gravidez de mulheres com lesões medulares) coordenada pelo médico americano Phil Klebine, da Universidade de Alabama, publicada em 2000, oferece uma lista dos problemas que a grávida cadeirante pode vir a ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog