Uma pequena empresa israelita de alta tecnologia inspirou-se no exoesqueleto dos caranguejos para desenvolver uma estrutura robótica que ajuda as pessoas paralisadas da cintura para baixo a realizarem tarefas consideradas impossíveis, como levantarem-se, andarem e subirem escadas.
Denominado ReWalk (ReAndar, em português), o dispositivo é composto por uma mochila que contém a caixa de controlo e duas pernas robóticas, que o utilizador pode accionar através de movimentos feitos com a parte superior do corpo, notícia a BBC.
O ReWalk foi inventado pelo engenheiro Amit Goffer, fundador da empresa de tecnologia Argo Medical Technologies, encontrando-se actualmente a ser testado clinicamente no Centro Médico Sheba de Tel Aviv, em Israel.
Goffer, que ficou paralisado da cintura para baixo num acidente ocorrido em 1997, inspirou-se na sua própria experiência para procurar uma alternativa às cadeiras de rodas.
«O mais importante é a recuperação da dignidade, da auto-estima da pessoa. Muitos não se dão conta de que não é muito agradável ser um adulto da altura de uma criança e viver com a cabeça perto dos traseiros de outras pessoas em elevadores e locais movimentados», afirmou.
O dispositivo deverá estar disponível ao público a partir de 2010, pelo mesmo preço das cadeiras de rodas mais sofisticadas, cerca de 20 mil dólares (13.614 euros).
Foto: Argo Medical Technologies
Informação adicional:
BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário