sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Museu do Futebol realiza seminário ‘A Cultura da Acessibilidade’


Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no estádio do Pacaembu – realiza no dia 28/10, sexta-feira, a partir das 10h, o seminário “A Cultura da Acessibilidade”. O encontro traz discussões sobre os temas Políticas Públicas, O Desafio das Comunicações e Acessibilidade à Cultura.
“O Museu do Futebol tornou-se referência por adaptar seus espaços e conteúdos para pessoas com deficiência”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. A deputada federal Mara Gabrilli, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário, a museóloga e consultora em acessibilidade, Amanda Tojal, e o jornalista Leonel Kaz, curador do Museu do Futebol e do Museu do Amanhã, são alguns dos participantes.
Além destes nomes, o seminário também contará com a participação da responsável pelo Centro de Memória Dorina Nowill (Fundação Dorina Nowill para Cegos), Viviane Sarraf, e da pedagoga especializada em deficiência visual, Eliana Paulino. A diretora executiva do Museu, Clara Azevedo, apresenta o programa de acessibilidade do Museu do Futebol e fala sobre os resultados da exposição “Olhar com Outro Olhar”, que termina no dia 30/10, domingo.
O Museu do Futebol sempre busca promover a realização de encontros, palestras e seminários que abordem e aprofundem discussões sobre futebol, cultura e museologia em suas diversas dimensões. A acessibilidade e a inclusão sempre foram premissas norteadoras da instituição, que conta com um programa especialmente voltado para essa temática, o PAMF – Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol.
A exposição Olhar com Outro Olhar
Inaugurada em junho, a exposição temporária é um convite sensorial à realidade dos deficientes visuais. Através de obras táteis e interativas, o espectador descobre singulares modos de enxergar uma fotografia de futebol, que é somente revelada no fim do passeio. A curadoria é de Leonel Kaz.
O visitante pode realizar o trajeto com os olhos vendados, para maior aproveitamento da experiência, além de conhecer mais sobre o Futebol de Cinco – modalidade própria para deficientes visuais. A mostra conta com a participação do artista plástico Paulo Climachauska, que já expôs sua obra na Street Bienalle 2010, em São Paulo, e fica em cartaz até 30/10.
Inscrições
O seminário é aberto ao público, que deverá se inscrever através do telefone (11) 3664-3855 ou pelo e-mail eventos@museudofutebol.org.br. Vagas limitadas.
Serviço:
Seminário A Cultura da Acessibilidade no Museu do Futebol
Data: 28/10 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório Armando Nogueira
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog