- Errado: Evitar falar com os deficientes sobre coisas que uma pessoa normal pode fazer e eles não.
Certo: Conversar normalmente com os deficientes, falando sobre todos os assuntos, pois é bom para eles saberem mesmo das coisas que não podem ouvir, ver ou participar por causa da limitação de movimentos. - Errado: Elogiar ou depreciar uma pessoa deficiente, somente por ela ser limitada.
Certo: Tratar o deficiente como alguém com limitações específicas da deficiência, porém com as mesmas qualidades e defeitos de qualquer ser humano - Errado: Superproteger o deficiente, fazendo coisas por ele.
Certo: Permitir que o deficiente desenvolva ao máximo suas potencialidades, ajudando-o apenas quando for realmente necessário. - Errado: Chamar o deficiente pelo apelido relativo à sua deficiência (ex.: surdinho, surdo, mudo, cego, maneta etc.), pois ele pode se ofender
Certo: Chamar a pessoa deficiente pelo nome, como se faz com qualquer outra pessoa. - Errado:Dirigir-se à pessoa cega como se ela fosse surda, fazendo esforço para que ela ouça melhor. O cego não é surdo.
Certo: Conversar com o cego em tom de voz normal. - Errado: Referir-se à deficiência da pessoa como uma desgraça, como algo que mereça piedade e vá ser compensado no céu.
Certo: Falar da deficiência como um problema, entre outros, que apenas limita a vida em certos aspectos específicos. - Errado: Demonstrar pena da pessoa deficiente.
Certo: Tratar pessoa deficiente como alguém capaz de participar da vida em todos os sentidos. - Errado: Usar adjetivos como "maravilhoso", "fantástico" etc., cada vez que se vê uma pessoa deficiente fazendo algo que aparentemente não conseguiria (por exemplo, ver o cego discar o telefone ou ver as horas, ver um surdo falar e/ou compreender o que lhe falam).
Certo: Conscientizar-se de que a pessoa deficiente desenvolve estratégias diárias e superando normalmente os obstáculos, e não mostrar espanto diante de um fato que é comum para o deficiente. - Errado: Referir-se às habilidades de um deficiente como "sexto sentido" (no caso do cego e surdo, por exemplo) ou como uma "compensação da natureza".
Certo: Encarar como decorrência normal da deficiência o desenvolvimento de habilidades que possam parecer extraordinárias para uma pessoa comum. - Errado: Evitar usar as palavras ver, ouvir, andar, etc., diante de pessoas que sejam cegas, surdas ou privadas de movimentos.
Certo: Conversar normalmente com os deficientes, para que eles não se sintam diferenciados por perceptível constrangimento no falar do interlocutor. - Errado: Deixar de oferecer ajuda a uma pessoa deficiente em qualquer situação (por exemplo, cego atravessando a rua, pessoa de muleta subindo no ônibus etc.), mesmo que às vezes o deficiente responda mal, interpretando isto como gesto de piedade. A maioria dos deficientes necessita de ajuda em diversas situações.
Certo: Ajudar o deficiente sempre que for realmente necessário, sem generalizar quaisquer experiências desagradáveis, atribuindo-as somente a pessoas deficientes, pois podem acontecer também com as pessoas normais. - Errado: Supervalorizar o deficiente, achando que ele pode resolver qualquer problema sozinho (por exemplo, o cego alcançar qualquer porta apenas contando os passos, sem que alguém indique a direção).
Certo: Conscientizar-se de que as limitações de um deficiente são reais, e muitas vezes ele precisa de auxílio. - Errado: Recusar a ajuda oferecida por uma pessoa deficiente, em qualquer situação ou tarefa, por acreditar que não seja capaz de realizá-la.
Certo: Confiar na pessoa deficiente, acreditando que ela só lhe oferecerá ajuda se estiver segura de poder fazer aquilo a que se propõe. O deficiente conhece melhor do que ninguém suas limitações e capacidades. - Errado: Ao falar, principalmente com o cego, dirigir-se ao acompanhante do deficiente, e não ao deficiente, como se ele fosse incapaz de pensar, dizer e agir por si.
Certo: Dirigir-se sempre ao próprio deficiente, quando o assunto referir-se a ele, mesmo que esteja acompanhado. - Errado: Agarrar a pessoa cega pelo braço para guiá-la, pois ela perde a orientação.
Certo: Deixar que o cego segure no braço ou apoie a mão no ombro de quem o guia. - Errado: Agarrar pelo braço pessoas com muletas, ou segurar abruptamente uma cadeira de rodas, ao ver o deficiente diante uma possível dificuldade.
Certo: Ao ver o deficiente diante de um possível obstáculo, perguntar se ele precisa de ajuda, e qual a maneira correta de ajudá-lo. Agarrar um aparelho ortopédico ou uma cadeira de rodas, repentinamente, é uma atitude agressiva, como agarrar qualquer parte do corpo de uma pessoa comum sem aviso. - Errado: Segurar o deficiente, na tentativa de ajudá-lo, quando já houver uma pessoa orientando-o, principalmente no caso do cego.
Certo: Quando houver necessidade ajuda ou orientação, apenas uma pessoa deve tocar o deficiente, a não ser em situações muito específicas, que peçam mais ajuda (por exemplo, carregar uma cadeira de rodas para subir uma escada). - Errado: Carregar o deficiente, principalmente o cego, ajudá-lo a atravessar a rua, tomar condução, subir ou descer escadas.
Certo: Auxiliar o deficiente nestas situações apenas até o ponto em que realmente seja necessário, para evitar atrapalhá-lo mais. - Errado: Pegar a pessoa cega pelo braço para colocá-la na posição na posição correta de sentar numa cadeira.
Certo: Colocar a mão do cego sobre o espaldar da cadeira e deixar que ele se sente como achar melhor. - Errado: Guiar a pessoa cega em diagonal quando atravessar a rua.
Certo: Atravessar o cego sempre em linha reta, para que não perca a orientação. - Errado: Tratar o deficiente com constrangimento, evitando falar sobre sua deficiência.
Certo: Conversar naturalmente com o deficiente sobre sua deficiência, evitando porém perguntas em excesso. Na maioria dos casos, ele preferirá falar normalmente sobre aquilo que é apenas parte de sua vida, e não uma coisa anormal ou extraordinária, como possa parecer ao interlocutor. - Errado: Levar o cego a qualquer lugar onde haja mais pessoas e entrar como se ele pudesse ver quem está no recinto.
Certo: Apresentar o cego a todas as pessoas que estejam num local onde ele é levado por outra pessoa vidente. - Errado: Ao receber um cego em sua casa, deixá-lo orientar-se sozinho.
Certo: Ao receber um cego em sua casa, mostre-lhe todas as dependências e os possíveis obstáculos, e deixe que ele se oriente, colocando-se disponível para mostrar-lhe novamente alguma dependência, caso ele ache necessário. - Errado:Constranger-se em avisar o cego de que ele está com alguma coisa errada na sua vestimenta ou aparência física, ou que está fazendo movimentos não usuais, como balançar-se ou manter a cabeça baixa durante uma conversa.
Certo: Conscientizar-se de que o cego, por não enxergar, não segue o padrão de imitação visual, não podendo, portanto, seguir o comportamento aparente das pessoas videntes. Avisar o cego sempre que perceber que ele está com aparência ou comportamento fora do padrão social normal, evitando que ele caia no ridículo. - Errado: Avançar subitamente sobre a pessoa deficiente por achar que ela não vai conseguir realizar uma tarefa (por exemplo, quando o cego está levando o garfo à boca), se o deficiente não solicitar ajuda.
Certo: Permitir que o deficiente realize sozinho suas tarefas, mesmo quando lhe pareça impossível. Só se deve socorrê-lo em caso de perigo. - Errado: Agarrar a pessoa cega com intuito de orientá-la quando ela está caminhando normalmente na rua.
Certo: Deixar que o cego aprenda por si só a transpor os obstáculos da rua, pois ele é capaz de fazê-lo sozinho. Segurar seu braço, exceto no sinal ou diante de algum perigo real, na verdade o desorienta. - Errado: Chamar a atenção para o aparelho de surdez.
Certo: Estimular o uso do aparelho, encarando-o com a mesma naturalidade com que são vistos os óculos. - Errado: Gritar de longe e/ou às costas de uma pessoa surda para chamá-la.
Certo: Para chamar a atenção de uma pessoa surda que esteja de costas, deve-se tocá-la, de leve, no braço, antes de começar a falar com ela. - Errado: Gritar para chamar a atenção de uma pessoa surda que esteja em perigo
Certo: Procurar chegar até ela o mais rapidamente possível, procurando ajudá-la. Lembrar que uma pessoa que atravessa a rua poderá ser surda, podendo, por isso, não ouvir a buzina de seu carro.
Páginas
- Reflexão
- ENTREVISTA POGRAMA DO JO Carteiro Ligeirinho
- SEXO
- Músicas de louvor / Piadas
- REFLEXÃO / EXEMOLOS de Vida/ SUPERAÇÕES
- deficiencias videos
- Mensagens Faladas
- LEIS / DIREITOS/ GERAIS
- deficiencias videos
- Links Relacionados/ Mensagens de reflexão
- Drogas
- Portador de deficiência visual tem direito à isenç...
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Como tratar deficientes físicos corretamente
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE
Arquivo do blog
-
▼
2011
(1355)
-
▼
outubro
(325)
- Isenção de ICMS para pessoas com deficiência na aq...
- Gêmea morre no hospital: pais e irmã faleceram na ...
- "Sequestrador usa a Xuxa para convencer crianças",...
- Criança de quatro anos é estuprada por cachorro da...
- Pesquisa brasileira traz esperança de cura para es...
- MUITO LINDO GENTE O que é o autismo?
- Alpinista cego planeja chegar ao topo do monte Eve...
- Concursos com inscrições abertas somam 49,4 mil vagas
- Beatriz Precisa de nossa ajuda
- Aluno com deficiência é agredido em escola de Agudos
- Eu verei Um milagre em minha vida - momento de ...
- Tumor na laringe de Lula tem cerca de 3 cm, dizem ...
- Estudante cria aplicativo para escrever em braille...
- Célula-tronco homem que ficou paraplégico na Bahi...
- Somos todos iguais?Uma reflexão da nossa vida dian...
- Dia Mundial do AVC: saiba como evitar derrames
- ATENÇÃO Pró-Sangue precisa de doadores do tipo O
- Concursos de conselhos regionais e federal abrem 3...
- Hospital confirma morte de criança por picada de e...
- Grávida que caiu 10º andar ainda corre risco, diz ...
- Deficiências On Line / Eu vou seguir eu vou lutar...
- Alpinista cego planeja chegar ao topo do monte Eve...
- Museu do Futebol realiza seminário ‘A Cultura da A...
- Pesquisa revela dados sobre o mercado de trabalho ...
- Cadeiras de rodas serão adaptadas aos pacientes
- Escritor lança livro voltado para crianças com def...
- População mundial chega a 7 bilhões de pessoas
- Martinha Necessita Comprar essa Cadeira Ajude por...
- Conheça a historia desta jovem portadora de uma do...
- Inclusão social VAMOS ABRAÇAR ESTA CAUSA
- INCRIVEL Menina de 2 anos usa celular e salva a mãe
- 'A anorexia é um caso de saúde pública' 'Padrão d...
- As verdades dos relacionamentos 26 verdades sobre...
- Bebê com doença rara faz transplante de medula óssea
- Mãe que queimou filho diz que o castigou por ele t...
- Criança briga com professora e vai parar em delega...
- tira foto pelado Jeremy Campbell, atleta paraolímp...
- Alunos criam futebol caranguejo para jogar com cad...
- Caso de Polícia Deficientes comemoram chegada da...
- UE quer avanços trabalhistas para pessoas com defi...
- Projeto que prevê distribuição de almofadas e colc...
- Empresa Aérea Passaredo terá de indenizar cadeirante
- Mudança na lei não garante acesso de deficiente ao...
- Avape tem vagas para deficientes
- Recém-nascida é encontrada em rua de Queimados, no RJ
- Paraplégico dá primeiros passos após transplante p...
- Bebê é resgatada dos escombros 48 horas após terre...
- É TRISTE Mãe 'acorrenta' filho de 12 anos usuário...
- Médicos do SUS deixam de atender em 18 estados; em...
- C&A é condenada a indenizar cliente ofendida por f...
- Uma bandeira contra o assédio sexual no futebol ...
- Bebê é resgatado dois dias após terremoto na Turquia
- Faith a cadela bípede - uma lição de vida
- ESPORTISTAS COM DEFICIÊNCIA PODEM PARTICIPAR DO BO...
- Pai e Filho Lição de Vida Lindo Este vídeo é uma ...
- Sem prova em braile, deficiente visual deixa de fa...
- QUE HISTORIA Não sabe ler.. mas anda no 8º ano!/ C...
- Invenção do Senai auxilia deficientes visuais
- Inovação que auxiliará os cadeirantes
- Pesquisa com células-tronco pode devolver moviment...
- Jovem portadora de doença rara dribla dores no cor...
- Em Porto Alegre, deficientes físicos reclamam de o...
- Brasil existem 24,6 milhões de pessoas com algum t...
- 13 órgãos abrem inscrições para 1.338 vagas no iní...
- NOVIDADE LANÇADO NO BRASIL SITE NAMORO PARA PESSOA...
- Crianças com deficiência visual vão aprender brinc...
- 39 Formas de dizer Te amo O Valor de um Abraço.
- - Diga pra mim vida, as pessoas, as formas... ...
- A MULHER PERFEITA
- - História de Vida - Fernandinho e cantor Daniel ...
- Hosana Cristina Morais Faria - Amputada, atuante e...
- META ATINGIDA Teleton bate recorde na arrecadação ...
- VEJA SÓ BEBÊ NASCE COM DENTES NOS EUA
- 2011 10 22 Famalicão linguagem gestual SIC ensino...
- Empresa aerea GOL deverá providenciar embarque de ...
- Campanha publicitária do Reino Unido mostra como é...
- Conheça História Jairo Marques com AACD,Aproveitem...
- VEJA QUEM SÃO OS OS PACIENTES E ASSISTIDOS PELA AACD
- Teleton Brasil - Tema (Amor - instrumental)
- Natureza distraida = teleton 2011 depende de nós
- Astro Justin Bieber apoia a causa do Teleton 2011
- Libras com os pes para surdo sem bracos Sinalizan...
- O homem que chora
- Inclusão social “para inglês ver”
- VEJA SÓ MULHER TEM COMO ÚLTIMO DESEJO SER ENTERRA...
- ORGASMO PODE CAUSAR AMNÉSIA, DIZ ESTUDO
- Esqueleto externo permite que paraplégicos voltem ...
- Acessibilidade para Pessoas com deficienência visu...
- Comerciante coloca faixa sobre loja pedindo organi...
- Inep nega pedido de aluna internada para fazer pro...
- Gerente de restaurante de explosão vai à polícia e...
- COMPORTAMENTO VEJA ESTE TESTE NOTA MIL Testando o...
- Capacitação de Técnicos e Agentes Sociais em Acess...
- Atleta paraolímpico vende rifas para consequir com...
- Time paraibano vence no Nordestino de Basquete em ...
- que lindo Capturando o vento
- VEJA SÓ PRIMEIRA BRIGA DE Mudos no Beco do Cotovelo
- Nem tudo está perdido VEJA SÓ ESTA CRIANÇA É DISSO...
- COMEÇA HOJE CAMPANHA DA AACD TELETON 2011 NO SBT ...
- DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis Vídeo edu...
-
▼
outubro
(325)
Nenhum comentário:
Postar um comentário