sábado, 3 de dezembro de 2011

Esporte ajuda portadores de deficiência física a se descobrirem

Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena 


Agilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, resistência física e melhora das condições funcionais do organismo, ajudando os sistemas do organismo a trabalharem com mais qualidade. Todos esses benefícios físicos da prática esportiva, que valem para qualquer indivíduo, são de suma importância para a saúde dos portadoras de qualquer tipo de deficiência. Mas além dessas e de outras vantagens físicas, a prática de alguma atividade física, tanto por competitividade quanto por diversão, é ainda mais interessante para esses praticantes porque pode trazer ao indivíduo uma série de benefícios psicológicos.

O esporte é uma das principais formas de interação social disponíveis ao portador de deficiência física, de modo que ele tenha condições de se sentir capaz de atuar com ampla satisfação física e mental. Afinal de contas, o fator de desafiar limitações que qualquer esporte oferece ao ser humano torna a experiência um importante meio de se superar e aumentar a autoestima. Desta forma, praticar esporte é uma forma que os portadores de deficiência dispõem para redescobrirem a vida e mostrarem a si mesmos que nada pode ser um limite intransponível. 

Além disso, o esporte pode canalizar no esforço a tendência agressiva dos conflitos psicológicos, o que é muito bom para qualquer indivíduo. O esporte ainda estimula a independência e autonomia, a experiência com as possibilidades, potencialidades e limitações, a vivência de situações de sucesso e de frustração, motivação para atividades futuras, desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, e muito mais. Assim, entre esses praticantes, o esporte previne as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a transformar o seu dia a dia, o que faz bem para a saúde do corpo e da mente.

A adequação de modalidades e objetivos pessoais pode tornar o esporte ainda mais interessante e mostrar a criatividade do indivíduo. Também é preciso haver acompanhamento e muita atenção na hora de executar um movimento. E lembre-se: movimentar-se é a palavra de ordem. Não importa se o atleta tem como objetivo jogar profissionalmente ou de forma amadora. O importante é procurar uma modalidade esportiva que se adéque às suas condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog