sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Empresa americana cria roupas para pessoas com síndrome de Down


Peças da Down Designs apresentam tamanhos e modelos que se adaptam às necessidades dos clientes

Da Redação
Editora Globo
Tudo começou quando Maggie, neta da empreendedora Karen Bowersox, nasceu com síndrome de Down. Conforme o tempo passava, Karen foi percebendo as dificuldades que sua filha enfrentava na hora de encontrar roupas para a garotinha. Foi aí que ela decidiu criar uma linha de roupas pensada exclusivamente para as necessidades de pessoas com síndrome de Down: a Down Designs.

Com o objetivo de aliar conforto e estilo, Karen passou a desenvolver peças para adultos, adolescentes e crianças. Em 2010, a avó de Maggie contratou a designer Jillian Jankovsky para ajudar na idealização das roupas. A partir de modelos reais, elas criaram uma numeração específica para seu público-alvo, chamada de “down sizing”.
Editora Globo
No início, muitas fábricas relutaram em produzir as peças, já que os tamanhos eram bem diferentes dos convencionais. Persistente, Karen conseguiu um acordo com fornecedores chineses e deu início àprodução.

As primeiras amostras foram distribuídas gratuitamente na Conferência Nacional de Síndrome de Down, na Flórida, Estados Unidos, e os últimos ajustes foram acertados. Com fechos fáceis de abrir e uma costura especial nas regiões dos joelhos e dos cotovelos, as peças acabaram recebendo grande aprovação do público, inclusive dos familiares.
Editora Globo
Atualmente, as roupas estão disponíveis no site  da Down Designs e contam com instruções on-line sobre como calcular os tamanhos e as medidas especiais. Para compradores de primeira viagem, é possível comprar uma calça jeans sem barra, medi-la em casa e depois reenviá-la para a marca, que corta o comprimento correto sem qualquer custo adicional.

Itens em promoção são vendidos por cerca de US$ 30 (R$ 53). Agora, a marca está pensando em aumentar o número de modelos e incrementar o estilo das peças. 

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