quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Do que depende ter boa ou má memória? nosso cerebro

(Crédito: lightspring / Shutterstock.com)
(Crédito: lightspring / Shutterstock.com)
Esta técnica poderia não só ajudar os estudantes e profissionais como poderia ser usada para tratar problemas de memória e amnésia
 23/11/2011
A boa ou má memória depende do estado em que está seu cérebro em diferentes momentos, descobre pesquisa americana

Costuma perder as chaves? Às vezes não lembra onde estacionou seu carro? A boa ou má memória depende do estado do seu cérebro em cada momento, de acordo com estudo naUniversidade da Califórnia, publicado na revista PNAS.



Os pesquisadores americanos analisaram o cérebro de vários estudantes enquanto se submetiam a um teste de memória, no qual eles deveriam memorizar uma série de palavras vinculadas a determinados contextos. Os cientistas mediram ondas cerebrais chamadas theta, oscilações eletromagnéticas do cérebro associadas ao relaxamento, à criatividade, à apredizagem e à formação da memória.

Depois, os estudantes eram indagados se eles haviam visto uma determinada palavra e em qual contexto. Desta forma, observou-se que as ondas theta altas, antes de lembrar de algo, estavam associadas a melhores resultados.

Um dos responsáveis pela investigação, Charan Raganath concluiu: "o cérebro não está simplesmente esperando por um estímulo externo para reacionar, na verdade, ele está ocupado com sua atividade interna."

O desafio agora é averiguar se, de fato, se pode colocar o cérebro em um estado ótimo para a memória. Esta técnica poderia não só ajudar os estudantes e profissionais como poderia ser usada para tratar problemas de memória e amnésia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog