quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura de Nova Iguaçu capacita professores para trabalhar com deficientes visuais


Dando continuidade à política inclusiva, a Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) realizou, a primeira aula do Curso de Produção de Material Didático para Pessoas Cegas ou com Baixa Visão, na Unig. Com a parceria do Instituto Benjamin Constant, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), direcionou o curso para professores da rede municipal, estadual e alunos de pedagogia.
De acordo com a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso, o objetivo da Semdpdef é capacitar professores para que tenham condições de adaptar as aulas às necessidades dos alunos. “Nesse primeiro momento estamos capacitando profissionais para atuarem com pessoas com deficiências visuais, em 2012 vamos oferecer cursos que preparem professores para educarem também deficientes auditivos e ainda matemática aplicada para alunos cegos.”, anunciou Daniela.
A proposta da Semdpdef é que os professores tenham habilidades para desenvolver materiais didáticos que aplicados em sala de aula respondam às diferentes necessidades dos alunos. A professora do Instituto Benjamin Constant, Patrícia Rosas, destaca a importância da formação continuada para docentes do município. “Não se pode ignorar as dificuldades é preciso percebê-las e trabalhar de forma que atenda a todos. Isso é educação inclusiva de verdade porque as deficiências são diferenciadas. Vou ensinar como confeccionar o material didático com custo baixo já que reutilizamos embalagens e objetos”, explicou.
Para a professora da Escola Municipal Agroecológica Vale do Tinguá, Débora Borges, o curso é uma oportunidade para preparar o professor para lidar com outras realidades. “Quero me preparar para atender alunos com deficiências. Acho extremamente importante produzir material didático específico para alunos especiais. Um profissional capacitado em sala de aula faz o diferencial na rede de ensino. Neste primeiro contato já deu para perceber que o curso é prático, mas com bastante conteúdo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog