Pessoas magras correm mais riscos de morrer depois de procedimentos cirúrgicos do que as que estão acima do peso. A conclusão é de estudo publicado na revista Archives of Surgery, que mostrou que pessoas com índice de massa corpórea (IMC) menor que 23 tinham até 40% mais chance de morrer depois de uma cirurgia do que as com índice entre 26 e 29.
Pesquisadores analisaram dados de mais de 180 mil pacientes de 183 hospitais que passaram por procedimentos cirúrgicos entre 2005 e 2006. Eles foram divididos em cinco grupos, com base no IMC, e depois todos os riscos de morte foram comparados ao grupo que tinha IMC entre 26,3 e 29,7. Os cientistas consideraram, antes de fazer a compararação, a condição dos pacientes e o risco de cada cirurgia realizada.
De todos os analisados, 3.200 pacientes morreram entre os 30 dias seguintes à cirurgia, deste grupo 2,8% tinham IMC menor que 23,1, enquanto apenas 1,5% tinha o índice entre 26,3 e 29,7.
A pesquisa não encontrou nenhuma diferença entre o risco de morte de pessoas que passaram por cirurgias e estavam acima do peso ou eram pacientes obesos e muito obesos.
O estudo, no entanto, não conseguiu apontar porque as pessoas mais magras apresentam esse risco. De acordo com George Stukenborg, autor do estudo, uma das ideias é que os pacientes nessa condição são mais frágeis ou perderam peso recentemente. O pesquisador completa que mais estudos serão realizados para descobrir o porquê pessoas com índices de massa corpórea mais baixos tem maior risco de morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário