quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Maranhão certifica trabalhadores e pessoas com deficiência


Duzentos trabalhadores foram certificados pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres, em cursos de qualificação profissional promovidos pelo Plano Territorial de Qualificação – Planteq, uma ação do Governo do Estado do Maranhão.
A ação beneficiou trinta e nove municípios do Estado com cerca de 1.300 vagas de capacitação profissional em mais de 47 cursos, que contemplaram os setores da Economia que mais empregam no Maranhão (Comércio, Serviços, Construção Civil e Indústria), além de estimular o empreendedorismo, o cooperativismo e o artesanato.
Os trabalhadores certificados correspondem às turmas atendidas na Região Metropolitana de São Luís. As certificações foram em cursos para formação profissional em informática para cegos; mecânico de refrigeração; mecânica de autos; cabelereiro; manicure e pedicure; culinária tradicional; formação de conselheiros; instrutor de libras; soldador de eletrodo revestido; informática para surdos; e torneiro mecânico.
“A equipe da Secretaria de Trabalho apresenta à sociedade esses novos profissionais, plenamente qualificados, que chegam ao mercado de trabalho com a promessa de melhorar as suas vidas e também os nossos indicadores sociais”, observou o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy.
Nos municípios do interior do Estado, foram oferecidos cursos como piscicultura; criação de pequenos animais; agricultura; corte e costura; cozinheiro; mecânica de motos; fabricação de pães, bolos e salgados; artesanato de rede; fabricação de sabão; produção de doces, compotas e sorvetes de frutas regionais, dentre outros.
A escolha dos cursos é feita pela equipe técnica da Setres, que recebe demandas da comunidade e avalia indicadores sócio-econômicos e educacionais da área a ser beneficiada. Os critérios da escolha procuram seguir a vocação econômica de cada comunidade participante.
Uma das comunidades beneficiadas por esta ação foi a da Associação de Surdos do Maranhão, que recebeu cursos de informática para surdos e formação de instrutor de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para Lídia Aroucha, presidente da entidade, a iniciativa foi louvável. Ela falou ao auditório através da Língua de Sinais, com interpretação da instrutora Ana Célia Silva.
“A comunidade de Surdos do Maranhão precisa de ações dessa natureza; precisa de intérpretes da nossa língua, que é muito pouco conhecida, mas precisa ser difundida. Esperamos a oferta de novas turmas com essa formação”, ressaltou Lídia.
Além da Associação de Surdos, a Escola de Cegos do Maranhão também recebeu o curso de Informática para Cegos, especialmente direcionado a pessoas com esta deficiência, com programas e sistemas exclusivos para o público. Esta é a primeira vez que a Setres oferece cursos direcionados a pessoas com algum tipo de deficiência.
“A Setres quer manter o pacto feito com a Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência e procurar direcionar cursos que atendam a esta demanda da sociedade; sem deixar de pensar numa formação profissional de qualidade que lhes dê amplo acesso ao mercado de trabalho”, destacou José Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

OS TRES SITES JUNTOS DO CARTEIRO LIGEIRINHO,DEFICIENCIAS EM EVIDENCIA E AGORA DEFICIENCIAS ON LINE

Arquivo do blog